A Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP é um centro de referência em sua região para o atendimento de alta complexidade de diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, e uma delas é a Cirurgia Pediátrica. Dentro das atividades da disciplina de Cirurgia Pediátrica da Universidade está o ambulatório de Cirurgia Pediátrica Geniturinária, que atende um grande número de pacientes portadores das mais diversas desordens urológicas, como obstruções da junção pieloureteral, megaureteres primários, bexigas neurogênicas, entre outras.
Com a finalidade de auxiliar no diagnóstico e principalmente o seguimento dos pacientes atendidos neste ambulatório, o projeto de construção do aplicativo Uromap surgiu.
Como projeto do Mestrado Profissional em Ciência Aplicada à Qualificação Médica da Faculdade de Medicina da UNICAMP, em parceria com do curso de "Introdução ao desenvolvimento para dispositivos Android" da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP, Rodrigo Ocáriz, então residente de Cirurgia Pediátrica, orientado pelo Prof. Dr. Márcio Miranda, desenvolveu um software onde uma ilustração personalizada referente à via urinária do paciente avaliado é automaticamente gerada a partir das informações fornecidas pelo usuário.